Em um país como o Brasil, que parece ser liberal com mulatas sambando seminuas no carnaval e atrizes com seios de fora na televisão, falar sobre erotismo e sexualidade na história ainda é um tabu. E sinto isso quando faço qualquer pesquisa relacionado a boates, saunas e cabarés do passado, sejam eles voltados para público homo ou heterossexual. Locais que marcaram época, como a La Licorne na Vila Buarque, ou a Gent’s no Ibirapuera parecem não terem sequer existido.
E recentemente me chamou a atenção o risco que corre o casarão que por cerca de 15 anos abrigou uma famosa sauna masculina, a Labirinttus.
Em julho de 2012 a Labirinttu’s mudou de endereço. Saiu do antigo casarão da foto acima, localizado no número 135 da Rua Frei Caneca, para outro imóvel no número 328 da mesma rua.
Desde então o velho casarão está em uma situação de esquecimento que é preocupante. Alguns vizinhos dizem que o local poderá ser demolido em breve, junto com o estacionamento ao lado, enquanto outros dizem que o mesmo deverá ser reformado e descaracterizado.
Enquanto não sabemos o futuro do antigo casarão, vemos ele se deteriorar aos poucos. O telhado já apresenta várias falhas, que podem ocorrer entrada de água durante as chuvas, o que eventualmente pode ocasionar o desabamento do forro do andar superior. Apesar disso a aparência externa é boa, mantendo todos os detalhes da fachada preservados. A cor vermelha é da época da sauna.
Será que veremos mais um casarão da Rua Frei Caneca, um dos últimos, desaparecer ? Estamos acompanhando.
Boates, saunas, bordéis e danceterias do passado. Alguma chamava sua atenção ou marcou você ? Deixe seu comentário dizendo qual era e vamos tentar descobrir um pouco da história destes locais.
Veja mais duas imagens do casarão:
Veja o local através de nosso mapa:
Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior