Quantcast
Channel: Arquivos Casarões » São Paulo Antiga
Viewing all articles
Browse latest Browse all 92

Palacete de Raul da Cunha Bueno

$
0
0

Toda vez que passo pelo bairro de Higienópolis lembro-me do bairro da Recoleta, em Buenos Aires. Salvo as devidas proporções, os dois bairros são bastante parecidos, por uma série de fatores: casarões, prédios de alto padrão, ruas arborizadas, elevado poder aquisitivo e também pela grande comunidade judaica.

E é neste bairro que estão alguns dos belos palacetes da região central da cidade, praticamente todos eles bastante preservados. Um que é muito bonito é este a seguir:

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Localizado no número 462 da avenida Higienópolis, quase na esquina com avenida Angélica, este belo casarão do início do século 20 é de um período que o bairro de Higienópolis já era bem ocupado por casarões e palacetes de fazendeiros, industriais e personalidades políticas.

Neste palacete residiu o Dr. Raul da Cunha Bueno, fazendeiro e importante personalidade paulista da primeira metade do século 20. Os diversos ramos da família Cunha Bueno estão espalhados por São Paulo e o sobrenome se faz presente em vários edifícios paulistanos, como no Brooklin e na Bela Vista, mais precisamente na avenida 9 de Julho e rua Rocha.

Detalhe da fachada (clique para ampliar)

Detalhe da fachada (clique para ampliar)

Raul da Cunha Bueno era proprietário da Fazenda Nova Niágara, que era na época a maior propriedade rural do município paulista de Óleo. A fazenda existe até hoje e é ligada ao setor pecuário. Era bastante comum aos fazendeiros da época manterem propriedades na capital paulista, onde faziam seus negócios, deixando na fazenda um administrador.

Bastante preservado, o palacete foi utilizado como residência até meados da década de 50. Nos anos 60 o imóvel já era utilizado para fins comerciais, com algumas empresas com escritório ali, como a Editora Central e a Bolsa de Imóveis do Estado de São Paulo, entre outras. No local desde meados da década de 70 opera uma agência bancária.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Oriundo de tradicional família paulistana, Raul da Cunha Bueno era neto do Visconde da Cunha Bueno (também conhecido como Barão de Itaqueri) e filho de Joaquim da Cunha Bueno e Maria Francisca da Cunha Bueno.

Raul da Cunha Bueno foi casado com Maria Cecília Carneiro Leão da Cunha Bueno e faleceu em 22 de setembro de 1946.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 92