Todos os dias são demolidas casas antigas em São Paulo por um sem número de razões. Novos empreendimentos e estacionamentos são as causas mais corriqueiras.
Quando isso ocorre, é evidente que existem casos em que os imóveis demolidos não tinham histórico ou arquitetura relevante. Porém, muitas vezes são destruídas construções interessantíssimas, como esta da foto a seguir:
Demolida no início de 2014, esta residência da Vila Marieta ficava localizada no número 117 da rua das Províncias, uma via bem conhecida da região pois liga a avenida São Miguel até a Subprefeitura da Penha.
O imóvel em questão era um belo casarão, construído entre as décadas de 40 e 50, que destacava-se como um dos mais belos imóveis do bairro. Tinha uma arquitetura que não é padrão da região, onde as casas em geral nesta época eram bem mais simples.
Até ser demolida, mantinha suas características originais preservadas, com portões e muro baixos, além de um jardim na entrada da residência. Pela lateral esquerda se acessava os fundos do imóvel e a garagem de veículos.
No local do belo casarão foi construído um pequeno condomínio de sobradinhos – uma espécie de nova praga do mercado imobiliário – onde se constroem casas cada vez menores e simples, fora o gosto arquitetônico extremamente duvidoso (minha opinião, evidentemente).
Os sobrados que foram construídos no local estão à venda em um site de imóveis pelo valor de R$420.000,00 cada. Outra coisa curiosa é a velha tática de construtoras de mudar o nome do bairro para aumentar o preço do imóvel. Ao invés de usar o nome de Vila Marieta, que é o correto, os anúncios dizem Vila Matilde.
Este tipo de manobra para vender imóveis deveria ser proibida pelas autoridades. Está certo que a Vila Matilde está ali perto, mas ali não é. Entre as duas vilas existe outra entre elas, a Vila Esperança.
É uma pena observar imóveis tão belos desaparecerem para dar lugar a novos empreendimentos como estes. Se ao menos tivéssemos mais criatividade arquitetônica em novos empreendimentos, talvez valesse a pena. Infelizmente não é o caso.