Quantcast
Channel: Arquivos Casarões » São Paulo Antiga
Viewing all articles
Browse latest Browse all 92

Casarão – Avenida Rebouças, 2109

$
0
0

Recentemente abordei no artigo do imóvel da avenida Rebouças 2600, a crise que assola o mercado imobiliário nesta importante via paulistana, muito em razão aos altos preços de locação e venda, aliados à crise financeira.

Apesar disso na mesma Rebouças podemos encontrar alguns belos imóveis que fazem exceção à regra, estando estes bem preservados e funcionais, como este no número 2109:

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Localizada não muito distante do outro casarão que mencionamos no início do texto, este aqui é um belo exemplo de adequação e preservação, mudando a essência residencial do imóvel para comercial com poucas descaracterizações.

Na parte externa deste casarão são três as únicas mudanças visíveis. A alteração de parte da antiga sala de estar para acomodar uma vitrine, a remoção dos muros originais e a mudança do jardim que deu lugar a uma calçada com vagas de estacionamento.

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar

Construída possivelmente na década de 1940, este imóvel pertenceu (ou ainda pertence) a uma pessoa de nome A. Aleotti. Como não foi possível descobrir o primeiro nome, não consegui mais detalhes.

Depois de décadas servido como residência, a casa foi desocupada e reorganizada para servir de imóvel residencial. Desde 2005 o local é uma loja da rede Center – Noivas & Debutantes, que mantém o casarão sempre preservado e impecável.

Apesar de não se tratar de uma construções de arquitetura marcante, a entrada do imóvel é um dos mais bonitos que já vi, com a entrada da varanda com muitos detalhes, com uma coluna ao centro. Outro detalhe marcante é a porta de entrada.

A bela entrada do casarão

A bela entrada do casarão

Se a transformação da Rebouças de uma avenida como tantas outras em um corredor congestionado praticamente matou a função residencial da maioria dos casarões que nela estão situados, é importante que os imóveis sobreviventes permaneçam preservados sendo utilizados para fins comerciais.

Veja mais uma foto deste imóvel:

clique na foto para ampliar

clique na foto para ampliar


Viewing all articles
Browse latest Browse all 92