A participação dos leitores é fundamental para mantermos esta página atualizada e ficar de olho no que estão fazendo com as casas antigas por ai. Embora esteja sempre andando pela cidade, semanalmente, é impossível estar em todos os lugares e, muitas vezes, enquanto cobrimos uma região, outra está tendo seus imóveis demolidos.
E foi graças ao leitor Marcelo Badan Caparroz que foi possível ter ao menos imagens de duas casas grandes e graciosas na Vila Gertrudes, região próxima ao Brooklin Paulista.
Localizadas nos números 184 e 194 as residências que estão na foto aérea abaixo, repletas de área verde não existem mais:
Tratava-se de um casarão, no número 194, e uma outra casa no número 184, já na esquina com rua Professor José Leite e Oiticica. As duas foram adquiridas conjuntamente por uma construtora e foram ambas demolidas. Observem bem a foto acima e vejam quanto verde esta região irá perder com a construção dos novos empreendimentos.
A foto abaixo, mostra como era a casa da esquina:
Era uma residência bem ampla e elegante, com portões e grades bem baixos e arquitetura simples, embora vistosa. Ao fundo, pela rua lateral havia uma entrada para automóveis. Tudo começou a ir abaixo em novembro do ano passado.
E este era o casarão vizinho, que estava no número 194, quando a demolição estava começando, em outubro de 2013. As fotografias são do leitor Marcelo Badan Caparroz (clique para ampliar):
Pelo estilo da residência e também por estar localizada no centro do terreno e com portões baixos e ainda de madeira, é possível que se tratava de algum casarão de chácara ainda sobrevivente na região. Evidentemente, como construtoras pouco ligam para a história da cidade e mais querem é o dinheiro das pessoas, a casa foi embora para sempre. Segundo vizinhos próximos, as árvores, algumas delas frutíferas, estava sempre com muitos pássaros.
É bem provável que a prefeitura tenha exigido que a construtora tenha plantado mudas em algum outro lugar de São Paulo, como contrapartida para a arrancada das que estão no terreno. Mas mesmo isso não diminui o prejuízo à natureza nesta região.
Quando as obras começaram nem todas as árvores foram retiradas, mas como algumas estão em áreas mais centrais da propriedade, deve ser uma questão de tempo. Para encerrar, publico um comparativo antes e depois entre 2011 e 2014. E, finalmente, peço que vejam a imagem do mapa do Google no final do artigo, para observarem toda a área verde que está sendo perdida.
É muito triste saber que estamos perdendo nossa identidade paulistana a cada casa demolida. Isso parece não ter mesmo fim.
Agradecimento: Marcelo Badan Caparroz pelas informações e fotografias.
Conheça a região através de nosso mapa:
Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior