Quando publicamos as casas que são catalogadas aqui no São Paulo Antiga muitos perguntam se existem fotos internas dos imóveis. Isso nem sempre é possível, seja em razão da privacidade dos moradores ou seja pela inexistência ou dificuldade de encontrar fotografias de lares que já foram demolidos, ou encontram-se em situação de abandono.
Mesmo assim, já mostramos o interior de algumas casas como o Casarão da Fábrica de Tecidos Labor e o Palacete de Alexandre Siciliano. Agora, vamos mostrar dentro e fora de um belo casarão há muito desaparecido, o casarão de Nicolau Schiesser.
![Residência e o carro de Nicolau Schiesser, início dos anos 40 (clique na foto para ampliar).]()
Residência e o carro de Nicolau Schiesser, início dos anos 40 (clique na foto para ampliar).
Apresentar aos leitores esta preciosidade só foi possível graças a gentileza dos familiares, que nos cederam as imagens para digitalização e publicação e que nos receberam para uma conversa muito agradável onde foi contado um pouco da bonita história da família.
Natural da Suíça, Nicolau Schiesser era engenheiro e veio ao Brasil a convite do Conde Matarazzo, que o contratou para trabalhar nos projetos das tecelagens de sua empresa, indo primeiramente para a região de São Roque.
![Nicolau Schiesser no início dos anos 20]()
Nicolau Schiesser no início dos anos 20
Engenheiro brilhante, Schiesser, logo conquistaria admiração e respeito nas Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo e, com destaque, foi galgando novas posições na empresa, em cargos de alta confiança, em geral destinados apenas à família do Conde. Foi na empresa de Matarazzo que Schiesser não só ganharia riqueza e prestígio mas conheceria sua futura esposa.
E uma vez casado, veio a necessidade de construir uma residência para a nova família que surgia. E foi assim, em 1924, que Nicolau Schiesser iniciou a construção de sua residência na Rua Maranhão, no elegante bairro de Higienópolis.
![]()
Imagem da casa, ainda em construção, e seus familiares em 1924
Naquela época, Higienópolis era um dos bairros favoritos da elite paulistana para morar. Muito próximo ao centro, oferecia a tranquilidade de um bairro estritamente residencial com a facilidade de estar próximo do centro da cidade. Não demorou para que a bela residência fosse concluída, sendo assim um belo e agradável lar para a Família Schiesser.
![Crédito: Acervo da Família Schiesser]()
Vista parcial da residência e do jardim (clique na foto para ampliar)
Tratava-se de um casarão magnífico, como era muito comum de se observar em Higienópolis na primeira metade do século 20 e que hoje são praticamente inexistentes por ali. A construção ficava em uma posição elevada, no centro do terreno, e tinha vista não só para a Rua Maranhão como para os outros lados do bairro, em uma época que a área não era ainda densamente habitada.
A foto abaixo dá uma noção de como era a região de Higienópolis na segunda metade dos anos 1920, com destaque para a residência da família Schiesser:
![clique na foto para ampliar]()
clique na foto para ampliar
Além dos trabalhos na Matarazzo, Nicolau Schiesser também atuou na construção civil e nesta iniciativa surgiram alguns edifícios importantes na cidade, como o Paysandu, na região central, e o Edifício Nicolau Schiesser (que já abordamos aqui), este último projetado por ninguém menos que o célebre arquiteto Rino Levi, amigo de Schiesser.
![Na foto, Nicolau Schiesser no jardim de sua residência (anos 1940).]()
Na foto, Nicolau Schiesser no jardim de sua residência (anos 1940).
Além da beleza arquitetônica da fachada, construção de alto nível e bom gosto, a residência também possuia um interior ricamente decorado, como era de praxe nas residências de alto padrão daquela época. A sequência de imagens a seguir, mostra como eram os principais cômodos do casarão.
![Crédito: Divulgação]()
![Crédito: Divulgação]()
![Crédito: Divulgação]()
A bela residência permaneceu na família mesmo após o falecimento de Nicolau Schiesser, no início dos anos 60. Com o tempo os filhos foram crescendo, se casaram e foram deixando a residência que com isso acabou sendo vendida. O imóvel resistiu até o início da década de 1980 quando foi demolido. Hoje, no local, existe um prédio residencial.
Nem sempre é possível preservar um imóvel para a posteridade, pois há uma série de fatores envolvidos que podem fazer com que uma determinada residência seja ou não preservada. Neste caso, ela se foi, mas as imagens guardadas com carinho e apreço pela família mostram que o mais importante dela foi preservado para a posteridade: a felicidade de toda uma vida.
Pouco conhecido do grande público paulistano, Nicolau Schiesser veio do outro lado do Oceano Atlântico para ser um grande empreendedor em São Paulo. Esta cidade que amamos e que acolhe tão bem a todos que aqui chegam para contribuir com o crescimento desta metrópole.
Nosso agradecimento em nome do São Paulo Antiga e de todos os nossos leitores à Família Schiesser, em especial a seu neto Roberto Schiesser, pela cessão das imagens que aqui publicamos.
Mas ainda não acabou, separamos duas galerias com outras 25 imagens internas e externas da residência. Veja a seguir!
Fotos externas do casarão (clique na miniatura para ampliar):
Fotos internas (clique na miniatura para ampliar):
Gostou das imagens ? Não esqueça de deixar um comentário!